Adquirido em 1956, o prédio é protegido pelo Patrimônio Histórico e segue como um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada no Brasil
Para comemorar os 465 anos da cidade de São Paulo, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) resgatou a escritura histórica de compra e venda do Edifício Itália (Circolo Italiano) – símbolo da união ítalo-brasileira no centro paulistano, protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada no Brasil.
O Edifício Itália, segundo maior prédio de São Paulo (165 m de altura, 46 andares, 19 elevadores) e um dos cartões postais da capital, foi formalmente adquirido em 30 de abril de 1956. Nesta data, as partes interessadas no negócio, compareceram ao 10º Tabelião de Notas da Comarca da Capital do Estado de São Paulo, sob orientação do tabelião substituto Omar de Camargo, para lavrar a escritura de compromisso de compra e venda dos imóveis que viriam a dar lugar ao edifico. Como vendedor consta no documento o Circolo Italiano (uma das mais tradicionais associações da colônia Italiana no Brasil), que estava representada no ato pelos diretores Emidio Falchi e Alfredo Lucarelli. O comprador e responsável por erguer a edificação é a construtora Otto Meinberg, que na ocasião estava representada pelo seu presidente Otto Meinberg.
Segundo a escritura, a construtora Otto Meinberg se compromete a comprar 82,8% do terreno que tem uma área total de 771m², situado entre as Avenidas São Luiz e Epitácio Pessoa, atual Avenida Ipiranga. O valor total da transação foi de Cr$ 42 milhões, divididos em cinco pagamentos. Juntou-se ainda, como parte do pagamento, a obrigação do comprador de fazer melhorias nas unidades autônomas do edifico que ficariam na posse do vendedor - um custo total avaliado em Cr$ 20 milhões.
A construção do Edifício Itália teve grande importância simbólica para a colônia italiana pois representava a ascensão social e econômica destes que se introduziram no País nas lavouras de café e que, em meados do século XX, já possuíam grande importância na formação cultural da cidade.
|